terça-feira, 8 de março de 2011

Tropas de Kadhafi intensificam ataques contra rebeldes


dição do dia 08/03/2011
08/03/2011 21h35 - Atualizado em 08/03/2011 21h35

Os rebeldes afirmam que as tropas leais ao ditador estão massacrando civis. A secretária de Estado dos EUA pediu apoio para a criação da zona de exclusão aérea na Líbia.

Na Líbia, tropas do ditador Muammar Kadhafi intensificaram os ataques às cidades que estão sob controle dos rebeldes.
Contra os caças de Kadhafi, baterias antiaéreas improvisadas, não há sistema de pontaria. Os rebeldes miram para o céu e disparam.
As forças leais ao ditador atacaram a cidade portuária de Ras Lanuf, que fica a 640 quilômetros da capital Trípoli. Não é possível ter certeza sobre o número exato de vítimas.
A TV estatal líbia disse que a cidade de Bin Jawad foi retomada pelas forças leais ao ditador. Segundo os jornalistas que estão na Líbia, os combates em Zawyia, que fica a apenas 50 quilômetros de Trípoli, são os mais ferozes.
Rebeldes dizem que as forças de Kadhafi estão massacrando os civis, matando até mulheres e crianças que tentam fugir. Os rebeldes anunciaram ter recusado um suposto acordo oferecido por Kadhafi.
Segundo eles, o ditador deixaria o poder e, em troca, não seria julgado por crimes contra a humanidade. Mas integrantes do governo negaram o acordo. A cada nova batalha, Kadhafi faz questão de repetir: não pensa em deixar o poder.
Nesta terça, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu apoio internacional para a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia, o que na prática significaria um ataque militar às defesas aéreas de Kadhafi e também aos caças do ditador, que estão bombardeando os rebeldes.
Mas a Grã-Bretanha e a França, junto com os americanos, já deixaram claro: qualquer ideia de atacar a Líbia terá que ser aprovada antes pelo Conselho de Segurança da ONU.

 

Nenhum comentário:

Google classroom

Olá, Queridos alunos, espero que estejam bem. Durante o período do isolamento utilizaremos o  aplicativo Aula Paraná e  Google Cl...