Monumentos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Itajaí, Tijucas e São Francisco do Sul terão as luzes apagadas
Atualizada às 09h45min
Quem estiver preocupado com o aquecimento global e com as mudanças climáticas tem 60 minutos, a partir das 20h30min deste sábado, para demonstrar isso. Será o momento da Hora do Planeta, um evento que acontecerá simultaneamente ao redor do mundo. Basta apagar as luzes.
A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está entre os monumentos que ficarão às escuras. E o manezinho Guga Kuerten já avisou que estará engajado nesta manifestação mundial. O tenista, pelo Twitter, mostrou sua preocupação: "Nesse sábado, às 20h30min, Hora do Planeta!! Durante uma hora ou até mais vamos parar com qualquer consumo e refletir sobre o tema”, tuitou Guga.
Em Santa Catarina, seis cidades confirmaram a ação oficialmente no ato simbólico promovido pela organização WWF. Na Capital, a Ponte Hercílio e a Praça XV terão suas luzes apagadas. Terá programação, ainda, em Caçador, Balneário Camboriú, Itajaí, São Francisco do Sul e Tijucas.
Outros empreendimentos da iniciativa privada vão aderir ao movimento, como o Beiramar Shopping, o Floripa Shopping e McDonald’s. Quem também quer fazer a diferença é o Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz, de Lages. Neste sábado, os cem membros, com suas famílias, estão convidados para um jogo de caça ao tesouro.
– Queremos que as crianças e suas famílias saiam de casa, deixando, assim, as luzes apagadas. E cada participante terá que levar uma vela dentro de uma garrafa pet cortada que servirá de suporte – conta a presidente do grupo Ieda Barroso.
É a terceira vez que os escoteiros de Lages participam da Hora do Planeta.
Cidades que aderiram à mobilização:
Florianópolis (SC) - Ponte Hercílio Luz e Praça XV de novembro
Rio de Janeiro (Brasil) - Cristo Redentor
Paris (França) - Torre Eiffel
Sidney (Austrália) - Opera House
DIÁRIO CATARINENSE
Mobilização em Santa Catarina |
— Caçador: a ideia foi divulgada por meio do projeto Protetor Ambiental. A prefeitura se comprometeu a diminuir em 25% a iluminação da cidade, deixando acesas apenas as luzes principais —Florianópolis: serão desligadas as luzes da Ponte Hercílio Luz e da Praça XV — Balneário Camboriú: as luzes do molhe da Barra Sul e do deck do Pontal Norte serão apagadas — Itajaí: vai apagar as luzes da prefeitura, da Igreja Matriz, do Palácio Marcos Konder, do Morro da Cruz e o do píer. A população foi convidada a ir para a frente da Igreja Matriz com uma vela — São Francisco do Sul: serão apagada as luzes do Prédio Multiuso, da sede da prefeitura, da Secretaria de Turismo, da Fundação Cultural e o do Mercado Público — Tijucas: em frente ao Casarão Gallotti, imóvel do século 19, tem um banner explicando o que é a Hora do Planeta. As luzes do prédio serão apagadas |
Mobilização pelo mundo |
Confira alguns locais e monumentos cujas luzes serão apagadas: |
---|
— Times Square (Nova York - Estados Unidos) — Obelisco (Buenos Aires - Argentina) — Cristo Redentor (Rio de Janeiro - Brasil) — Torre Eiffel (Paris - França) — Ponte de Harbour e Opera House (Sydney - Austrália) — Taj Mahal Hotel (Índia) — Castelo de Edimburgo (Escócia) — Palácio Presidencial (Lima - Peru) — Torre de Seul (Coreia do Sul) Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a3253908.xml, acesso em 26/03/2011. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário