Neste ano, países como Brasil, China e Índia produzirão 38 milhões de unidades, contra 37,4 milhões dos chamados mercados maduros
Foto: Getty Images
China pode ultrapassar a casa das 18 milhões de unidades vendidas por ano até 2015
“A partir daí, a boca do jacaré abre, porque há uma estagnação nos mercados maduros, que não tendem a atingir os patamares anteriores à crise mundial”, diz Marcelo Cioffi, sócio da PWC.
Dentro do bloco dos emergentes, os principais destaques para o setor devem ser os países dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China – e a Tailândia. O diferencial desses players está no potencial do mercado interno, estimulado pelo aumento da renda da população e o fácil acesso ao crédito.
“Todos esses países têm uma penetração de automóveis muito baixa na população. Então, há muito para crescer ainda”, diz Cioffi. Neste sentido, destacam-se países como China e Índia, cuja demografia de habitante por veículo é de 22 e 70, respectivamente. No Brasil, atualmente, são cerca de sete habitantes por veículo.
Para onde vai o dinheiro?
A mudança de cenário iniciada em 2011 tende a se manter pelos próximos anos, com os emergentes como protagonistas do mercado mundial. Segundo estudo global da consultoria KPMG, que ouviu 200 executivos do setor, a China seguirá como maior produtor e vendedor de carros pelo menos até 2015 para 86% dos entrevistados.
Para 42%, a China deve ultrapassar a casa das 18 milhões de unidades vendidas por ano nos próximos quatro anos.
Outro país que promete chamar a atenção do mercado até 2015 é a Índia. Para 50% dos entrevistados, há planos de aumento nos investimentos. A expectativa, de acordo com a KPMG, é de que a Índia se torne o terceiro maior mercado do setor automobilístico do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos.
Para o Brasil, 41% dos executivos disseram que pretendem aumentar os investimentos no País. O montante é praticamente o dobro do observado em 2010, quando 22% estavam otimistas com relação ao desempenho do mercado brasileiro.
Os executivos acreditam que o Brasil ultrapassará a casa dos 4 milhões de carros vendidos por ano até 2015, mas a participação do País no mercado mundial não deverá ultrapassar a casa dos 10%.
A “maturidade” brasileira
Segundo os especialistas ouvidos pelo iG, o menor apetite dos executivos pelo Brasil frente aos demais emergentes pode ser explicado pela maturidade do mercado brasileiro. Além disso, o mercado consumidor de países como China e Índia é amplamente superior ao brasileiro, o que torna a comparação inviável. “Comparar os números do mercado no Brasil com os da China é muito difícil. Trata-se de dimensões diferentes”, diz Alexandre Andrade, economista especializado no setor automobilístico da Tendências Consultoria.
“Dentro dos Brics, o Brasil hoje é o que demonstra menor crescimento, justamente por ser um país mais maduro”, diz Marcelo Cioffi. O sócio da PWC destaca que, além da questão de mercado, o Brasil ainda perde para seus pares entre os emergentes por conta da competitividade. “Hoje, o câmbio acentua ainda mais nossos problemas. Se compararmos com a moeda de outros países, veremos que a dos outros desvalorizou e a nossa valorizou”, completa.
O reflexo disso, diz Cioffi, é o aumento das importações e a queda das exportações. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2010, as exportações de veículos cresceram 61% frente a 2009. Os números, entretanto, merecem ressalvas. A primeira, é que 2009 foi um dos piores anos para a indústria automobilística no mundo. A segunda é que a exportação de peças tem crescido em um ritmo mais acentuado que a de carros montados.
“A exportação de desmontados cresceu 145% e a de montados 36%”, diz Cioffi. “Isso significa que estamos mandando peças, mas é sinal de que montar no Brasil já não está sendo tão competitivo”, completa.
Apesar disso, o Brasil deve seguir como um dos principais pólos de negócios para as montadoras. Alexandre Andrade, da Tendências, diz que no curto e médio prazos os concorrentes emergentes não devem roubar os investimentos no Brasil. “Só vejo isso acontecendo daqui a 20, 30 anos, quando o mercado brasileiro estiver ainda mais maduro.”
Segundo projeções da Tendências, a produção de veículos devem crescer 4,3% neste ano, enquanto os investimentos das companhias do setor devem chegar a R$ 15 bilhões. As vendas internas, por sua vez, devem saltar 5,3% em 2011. A diferença entre produção e venda será suprida por importações.
“A demanda seguirá em alta, mas há um risco de o País se tornar mais importador do que já é atualmente. Esse é o alerta. O mercado vai existir, mas a pergunta é: quem vai fornecer para esse mercado?”, completa Marcelo Cioffi.
Fonte: http://economia.ig.com.br/emergentes+vao+liderar+producao+de+veiculos+a+partir+de+2011/n1238085213924.html, acesso em 27/02/2011.
Fonte: http://economia.ig.com.br/emergentes+vao+liderar+producao+de+veiculos+a+partir+de+2011/n1238085213924.html, acesso em 27/02/2011.
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