quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

I have a dream - Eu tenho um sonho - Martin Luther King Jr

Queridos alunos, já que estamos na Semana da Consciência Negra, segue um vídeo com o discurso de Martin Luther King Jr., em Washington D.C. (EUA), em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. Vale a pena assistir e refletir!


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Respostas dos exercícios - p. 199 e 200 (CPM)

1)                 A África Islâmica localiza-se na porção norte do continente africano, foi colonizada por povos árabes; sua população, de maioria branca e praticante do Islamismo, fala a língua árabe. A África Subsaariana é a porção localizada ao sul do deserto do Saara; nela está a maior parte dos países africanos com população predominantemente negra; apresenta grande heterogeneidade étnica, religiosa e linguística.

2)                 Parte dos rios africanos são endorréicos, ou seja, não deságuam nos oceanos, mas em lagos ou depressões no interior do continente.

3)                 a) Por muito tempo, as cheias do rio Nilo garantiram a fertilidade dos solos cultivados em suas margens. No entanto, a construção de barragens ao longo de seu curso alterou o regime de cheias e acabou por conter boa parte dos sedimentos que fertilizam suas margens. Dessa forma, algumas regiões  localizadas às margens desse rio demandam, atualmente, de fertilização artificial para se manterem cultiváveis.

4)                 a) O clima Tropical e a Savana.

5)                 O neocolonialismo é a situação de exploração e dependência econômica em que países africanos se encontram em relação aos países europeus, sobretudo às antigas metrópoles.

6)                 a) Imperialismo
         b) Os motivos foram tanto a necessidade de diversificar fontes de matéria-prima e mercados consumidores para os produtos industrializados na Europa quanto a busca por ampliar a dominação política e cultural sobre outros povos do mundo.
      c) A partilha da África, a divisão do território africano entre as potências europeias, especialmente Portugal, França e Inglaterra, interessados em ampliar territórios e dominar política e culturalmente esses povos.
          d) Para legitimar o imperialismo do século XX, os europeus chamaram esse período de “missão civilizadora”. De acordo com as potências europeias, cabia aos colonizadores europeus inserir seu conhecimento científico, religioso e cultural no modo de vida dos povos dominados, considerados selvagens ou “atrasados”.

7) a) As delimitações de fronteiras dos países africanos impostas pelos colonizadores que não respeitaram a territorialidade das etnias nativas do continente e os fatores étnico-culturais.
    b) A disputa pela apropriação das riquezas culturais e as migrações que ocorrem dentro do continente e aumentam a pressão demográfica sobre determinada área.

8) O apartheid foi um regime político, vigente na África do Sul em meados do século XX, que diferenciava os direitos e os deveres da população segundo a cor da pele. Correspondia ao racismo como política institucional do Estado. Exemplo: os povos de etnia negra eram impedidos de ter acesso à propriedade da terra, à participação política, etc.

9) A quantidade de grupos étnicos existentes no continente, cerca de 850 e a quantidade de línguas faladas, além daquelas dos colonizadores (francês, inglês e português), cerca de 1500 línguas nativas.
(Fonte: Torrezani, Neiva Camargo. Vontade de saber. 8º ano- 1 ed.- São Paulo FTD, 2012.)


domingo, 18 de setembro de 2016

Respostas dos exercícios - p. 146 e 147 - 8º anos CPM

p.146

1) a) A charge transmite a ideia de que os Estados Unidos dominam o mundo e não transferem esse domínio para nenhum outro país.

b) Os Estados Unidos controlam os principais fluxos internacionais de mercadorias e serviços, detêm o monopólio de alguns setores significativos da economia mundial, tanto industriais quanto agropecuários, e exercem importante papel diante das principais instituições financeiras e militares do planeta. Por essas e outras razões, os Estados Unidos regem grande parte da dinâmica e da organização do espaço geográfico mundial.

c) Sim. A supremacia norte-americana é evidenciada nas trocas comerciais internas do bloco, sendo o país que possui o maior mercado consumidor e, ao mesmo tempo, o principal responsável pela maior parte da riqueza gerada pelo NAFTA.

2) A expansão industrial estadunidense foi impulsionada, principalmente, pela maneira com que as colônias do norte organizaram seu modo de produção. Essas colônias realizavam um trabalho voltado às necessidades e ao desenvolvimento econômico da própria colônia e não em benefício da metrópole. Essa maneira de organizar as atividades econômicas foi fundamental para a expansão do mercado interno consumidor da região, fazendo que o número de manufaturas e de estabelecimentos bancários, gradativamente, se elevasse. Como consequência desse processo, houve uma intensa acumulação de capital que possibilitou o investimento das burguesias industrial e comercial nas primeiras indústrias localizadas no nordeste do país, as quais serviram de base, mais tarde, para impulsionar o crescimento econômico e industrial dos Estados Unidos.

3)  A atual produção industrial dos Estados Unidos se caracteriza por apresentar um grande avanço tecnológico no processo produtivo. Os investimentos em modernas tecnologias favoreceram a expansão das indústrias, como a de informática, microeletrônica, robótica e biotecnologia.

p.147

7) Sim, porque embora apresente alto nível de desenvolvimento econômico, o Canadá não deixa de ser um país dependente, pois mantém fortes e antigos laços comerciais com os Estados Unidos, seu maior parceiro comercial.

8) Utilizam tecnologias e implementos agrícolas e apresentam alta produtividade na atividade agropecuária.

Fonte: TorrezaniNeiva CamargoVontade de saber. 8º ano- 1 ed.- São Paulo FTD, 2012.


terça-feira, 13 de setembro de 2016

NORMAS PARA TRABALHOS - CPM

>  Formato do papel: Deve ser o A4 (210 x 297 mm).
> Tipo e tamanho da letra: Times New Roman 13 ou Arial 12.
> Espaço entrelinhas: 1,5.
> As margens de texto a serem observadas em folhas digitadas são as seguintes: a) Superior: 3 cm; b) esquerda: 3 cm; c) Inferior: 2 cm; d) direita: 2 cm.  - MARGENS JUSTIFICADAS!!!


Fonte: http://apmf-cpm.com.br/site/wp-content/uploads/2015/08/normas-trabalhos.pdf

MODELO: CAPA - 8C CPM

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
“Cel. PM Felippe de Sousa Miranda”





(NOME DA EQUIPE)





II MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL 
MILTON SANTOS











CURITIBA

 2016

MODELO: FOLHA DE ROSTO - 8C CPM

(NOME DA EQUIPE)









II MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL 
MILTON SANTOS
Trabalho apresentado à disciplina de Geografia do Colégio da Polícia Militar para exposição na II Mostra Científica e Cultural.

Professora:  Bruna 









CURITIBA

 2016

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

terça-feira, 12 de julho de 2016

domingo, 19 de junho de 2016

Quantos países existem atualmente?



Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países. Mas há algumas ausências nessa lista. As duas mais famosas são Taiwan, cuja independência não é reconhecida pela China, e o Vaticano, que, apesar de ficar de fora do cadastro da ONU, é "observador permanente" da entidade, status que dá direito a voto nas conferências. A Palestina também é um Estado observador. Além disso, a ONU não contabiliza possessões e territórios. A Groenlândia, por exemplo, fica de fora porque é território da Dinamarca.
Para ganhar a carteirinha de sócio, o país deve ter fronteiras definidas, sustentação econômica - uma moeda ajuda bastante - e soberania nacional. E ainda deve ser reconhecido pelos outros integrantes do clube. Mas a lista da ONU não é a única. Algumas associações esportivas também têm as suas. É o caso do Comitê Olímpico Internacional, com 206 membros, e da Fifa, que tem 209. Territórios como Aruba e Ilhas Cayman, não reconhecidos pela ONU porque pertencem, respectivamente, à Holanda e ao Reino Unido, integram as duas entidades.
Se você acha e tem muito país pra pouco mundo, saiba que isso é uma coisa relativamente nova: no início do século 20, havia apenas 57 nações. "Após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), o fim dos impérios austro-húngaro, na Europa, e turco-otomano, no Oriente Médio, fez com que surgissem novos países, como a Áustria e o Iraque", diz a historiadora Maria Aparecida de Aquino, da USP. Décadas depois, a independência de ex-colônias da Ásia e da África dividiu mais o mapa. Nessa época surgiram Índia e Paquistão (1947) e Moçambique (1975), entre outros países. Na década de 1990, com o fim da União Soviética, o mundo ganhou outra leva de nações, como a Ucrânia e o Uzbequistão. E novas divisões ainda são traçadas em zonas de conflito. A Caxemira, na fronteira entre Índia e Paquistão, e a Chechênia, na Rússia, reivindicam a independência na ponta da baioneta. Os mais novos países reconhecidos pela ONU são Montenegro, ex-república iugoslava que ganhou status de país independente em 2006, e Sudão do Sul, que em 2011 conquistou sua independência do Sudão após uma longa e sanguinária guerra civil.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantos-paises-existem-atualmente

sexta-feira, 17 de junho de 2016

CABEÇALHO - MODELO



COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
“CEL. PM FELIPPE DE SOUSA MIRANDA”
FESTA JULINA 2016
DISCIPLINA:
GEOGRAFIA - PROFESSORA BRUNA
TURMA: 8º ANO ___


Folclore Paranaense
Lenda: ______________

quarta-feira, 15 de junho de 2016

BANNER- EXEMPLO



FAVOR SALVAR O ARQUIVO EM UM PEN DRIVE (IDENTIFICAR) OU ENVIAR PARA O E-MAIL: BRUNAPROFEGEO@HOTMAIL.COM

domingo, 12 de junho de 2016

Fazer Banner com o Power Point


Medidas - largura 90 cm e altura 120 cm




Lendas folclóricas do Paraná

*Destaque em vermelho - confecção do banner - ALTERADO!

8A 

Lenda Araucária (banner) - 7, 19, 10, 09, 30, 26, 14, 32, 03, 31, 08, 01, 13, 25, 21 e 11.
Lenda Vila Velha (banner) - 20, 15, 05, 29, 02, 22, 27, 17, 16, 04, 28, 23, 06, 12, 18 e 24.


8B

Lenda da Cobra Boiúna (confecção da cobra) - 29, 21, 23, 28, 34, 22, 10, 25, 17, 09, 15 e 08.
Lenda da cobra Boiúna (banner) - 12, 27, 26, 24, 04, 33, 32, 05, 31, 06, 23, 14 e 20.
Lenda do dilúvio (banner) - 18, 30, 01, 19, 02, 07, 11 e 16, 21, e  13.
Árvore - 03, 08, 14, 20 e 13.


8C

Lenda dos dois cavaleiros (banner) - 32, 31, 30, 26, 25, 07, 27, 33, 28, 11, 12, 15, 23, 29, 13, 10 e 05.
Lendas das Cataratas do Iguaçu (banner)-21, 04, 14, 06, 20, 09, 18, 17, 24, 03, 16, 22, 19, 01, 02 e 08


8D

Lenda da gralha azul ( confecção da gralha) - 01, 28, 30 e 31.
Lenda da gralha azul (banner) - 32, 05, 22, 02, 04, 15, 16, 17, 29, 03, 07, 14, 10, 23 e 24.
Lenda do tesouro do Capão da onça (banner) - 12, 08, 33, 09, 25, 20, 11, 19, 26, 06, 21, 18, 27 e 13.


8E

Lenda véu da noiva (banner) - 15, 23, 30, 21, 31, 03, 12, 13, 06, 27, 20, 32, 10, 16, 11 e 17.
Lenda do João Maria  (banner) - 01, 08, 18, 28, 04, 19, 29, 09, 25, 05, 22, 07, 14, 24  e 26.









sábado, 4 de junho de 2016

terça-feira, 26 de abril de 2016

Relatório da saída de campo - 8D e 8E CPM

ENTREGA: 02/05/2016 (2ª FEIRA) - 8D e 8E

Atenção: colocar o trabalho em uma pasta plástica ou encadernar!!!

Não esqueça de justificar as margens!!!

O trabalho deve conter:

- Capa; (manuscrito ou digitado)
- Folha de rosto; (manuscrito ou digitado)
- Introdução; (manuscrito)
- Desenvolvimento (nesta parte você descreve o que viu no trajeto ao parque e durante a visita); (manuscrito)
- Considerações finais. (manuscrito)

Obs.: Título do trabalho: Relatório da saída de campo ao Parque da Ciência. Favor observar as normas para trabalhos escolares que estão no site do CPM: http://apmf-cpm.com.br/site/wp-content/uploads/2015/08/normas-trabalhos.pdf

Azerbaijão rejeita negociações diretas com autoridades de Nagorno Karabakh

Acesse: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2016/04/08/azerbaijao-rejeita-negociacoes-diretas-com-autoridades-de-nagorno-karabakh.htm

Respostas dos exercícios do capítulo 2 - CPM (Acesse o link abaixo)

Acesse: http://www.slideshare.net/BrunaRibeiroGuedes/captulo-2-respostas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Regras para relatório da saída de campo ao Parque da ciência - CPM

ENTREGA: 18/04/2016 (2ª FEIRA) - 8A, 8B e 8C

Atenção: colocar o trabalho em uma pasta plástica ou encadernar!!!

Não esqueça de justificar as margens!!!

O trabalho deve conter:

- Capa; (manuscrito ou digitado)
- Folha de rosto; (manuscrito ou digitado)
- Introdução; (manuscrito)
- Desenvolvimento (nesta parte você descreve o que viu no trajeto ao parque e durante a visita); (manuscrito)
- Considerações finais. (manuscrito)

Obs.: Título do trabalho: Relatório da saída de campo ao Parque da Ciência. Favor observar as normas para trabalhos escolares que estão no site do CPM: http://apmf-cpm.com.br/site/wp-content/uploads/2015/08/normas-trabalhos.pdf

Parque da ciência





Link para acessar a página e o blog do parque.

Acesse: http://www.parquedaciencia.pr.gov.br/

Acesse: http://parquedaciencia.blogspot.com.br/search?q=fotos+da+semana&max-results=20&by-date=true

Programas utilizados no Planetário



Link: http://www.baixaki.com.br/download/stellarium.htm

          http://starry-night-widget.softonic.com.br/mac


terça-feira, 29 de março de 2016

Resumo do capítulo 1 - A dinâmica da natureza e os continentes terrestres (acesse o link abaixo)

Tópicos capítulo 1 - A dinâmica da natureza e os continentes terrestres

Tópicos - Cartografia (8º anos CPM)

Cartografia
Do grego chartis= mapa e graphein=escrita, Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

Elementos da linguagem cartográfica
            Mapa é a representação do espaço geográfico. Os mapas são fontes de informação para as pessoas; porém nos mapas é utilizada uma linguagem própria que precisamos conhecer para melhor compreendê-los.
            A interpretação de uma mapa exige certos procedimentos e alguns cuidados. É preciso colocar o mapa aberto sobre uma superfície plana e observar atentamente o que ele expressa. Dispondo-o horizontalmente temos a impressão de que estamos observando o espaço por ele representado. Assim, nossa visão é abrangente e temos uma importante noção do conjunto. Para interpretar o mapa, também devemos conhecer as informações apresentadas pelos elementos que o compõem, como: título, legenda, escala, orientação e fonte, relacionando ao que está representado.
¢  Título: identifica o mapa;
¢  Legenda: conjunto de convenções cartográficas; “traduz” o mapa;
¢  Escala (numérica ou gráfica): indica a redução do espaço real para o espaço reduzido (mapa);
¢  Orientação: indica a direção;
¢  Fonte: apresenta a origem das informações  que estão no mapa.


Google classroom

Olá, Queridos alunos, espero que estejam bem. Durante o período do isolamento utilizaremos o  aplicativo Aula Paraná e  Google Cl...